Brasil Game Show 2024: 15 anos de BGS

Em 2024, a Brasil Game Show — a maior feira de games da América Latina e uma das mais importantes do mundo — celebrou seus 15 anos com uma das edições mais ambiciosas da sua história.

Dados gerais: quando, onde, público-alvo


Atrações e novidades

A edição de 2024 trouxe uma série de atrações para diferentes perfis de público—gamers casuais, fãs hardcore, estúdios independentes, influenciadores e quem gosta de cultura nerd/geek.

Convidados

  • Roger Clark (voz de Arthur Morgan, Red Dead Redemption 2) Canaltech+1
  • Ikumi Nakamura, artista conhecida por seu trabalho em jogos como The Evil Within e Ghostwire: Tokyo Canaltech+1
  • Jun Senoue, compositor da série Sonic the Hedgehog Canaltech+1
  • A dupla Ned Luke & Shawn Fonteno, ou seja, Michael e Franklin de GTA V Canaltech

Jogos, apresentações e demos

  • Os visitantes puderam experimentar jogos que ainda não foram lançados oficialmente, incluindo Sonic x Shadow Generations, com demo no estande da SEGA. Nintendo Blast
  • A Ubisoft trouxe atrações como Star Wars Outlaws, um campeonato de Brawlhalla, além do tradicional Just Dance no estande da Nintendo. GameBlast

Espaços temáticos e experiência


Ingressos, preços e acesso

  • O valor do ingresso variava bastante conforme o dia e a categoria (dia comum, premium, etc.). Para os primeiros dias (10 e 11 de outubro), havia valores mais acessíveis; os dias finais tendiam a ser mais caros. TecMundo+1
  • Meia‐entrada para estudantes, pessoas com deficiência, idosos; também era possível obter meia‐entrada doando 1 kg de alimento não‐perecível. Esportelândia+1

Pontos altos e desafios

Acertos

  • A edição teve apelo nostálgico forte, com remasters e retrogames, além de proporcionar experiências que muitos aguardavam há tempo. Nintendo Blast+1
  • O público, em geral, demonstrou energia, com bastante engajamento em atrações, cosplay, shows, etc. UOL
  • A presença de marcas internacionais reafirma que o Brasil segue sendo um mercado relevante para os grandes nomes da indústria de games. GameBlast+1

Críticas / desafios

  • Algumas críticas apontam que faltou variedade de jogos inéditos em comparação a edições antigas. Ou seja, o “fator surpresa” diminuiu um pouco. UOL
  • Estandes mais modestos, em alguns casos áreas vazias, o que dá uma sensação de que nem tudo se expandiu com a mesma qualidade. UOL
  • A ausência de gigantes como PlayStation e Xbox foi percebida por muitos como lacuna. UOL

Conclusão

A BGS 2024 foi uma edição importante — comemorativa dos 15 anos — e entregou muito ao público: diversão, nostalgia, interação com criadores e marcas, novidades de jogos e espaço para os indies. Embora tenha enfrentado críticas legítimas em relação à inovação, ao espaço e à participação de grandes nomes, ainda assim se firmou como um evento relevante no calendário nacional e latino‐americano de games.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima