Em 2024, a Brasil Game Show — a maior feira de games da América Latina e uma das mais importantes do mundo — celebrou seus 15 anos com uma das edições mais ambiciosas da sua história.
Dados gerais: quando, onde, público-alvo
- Aconteceu de 9 a 13 de outubro de 2024 no Expo Center Norte, em São Paulo. Expo Center Norte+2Canaltech+2
- O horário diário era das 13h às 21h. Let’s Go! Travel Maker+2TecMundo+2
- O primeiro dia foi reservado para imprensa, negócios e para quem tinha Passaporte Premium ou Camarote. Expo Center Norte+2TecMundo+2
- Foram esperados mais de 328 mil visitantes e mais de 400 estandes ocupando todos os pavilhões do Expo Center Norte. Canaltech+2Expo Center Norte+2
Atrações e novidades
A edição de 2024 trouxe uma série de atrações para diferentes perfis de público—gamers casuais, fãs hardcore, estúdios independentes, influenciadores e quem gosta de cultura nerd/geek.
Convidados
- Roger Clark (voz de Arthur Morgan, Red Dead Redemption 2) Canaltech+1
- Ikumi Nakamura, artista conhecida por seu trabalho em jogos como The Evil Within e Ghostwire: Tokyo Canaltech+1
- Jun Senoue, compositor da série Sonic the Hedgehog Canaltech+1
- A dupla Ned Luke & Shawn Fonteno, ou seja, Michael e Franklin de GTA V Canaltech
Jogos, apresentações e demos
- Os visitantes puderam experimentar jogos que ainda não foram lançados oficialmente, incluindo Sonic x Shadow Generations, com demo no estande da SEGA. Nintendo Blast
- A Ubisoft trouxe atrações como Star Wars Outlaws, um campeonato de Brawlhalla, além do tradicional Just Dance no estande da Nintendo. GameBlast
Espaços temáticos e experiência
- Área Indie (“Avenida Indie”) com estúdios independentes exibindo seus jogos. Canaltech+2Game Arena+2
- Estações de jogos variadas, consoles, PCs, realidade virtual, jogos mobile, arcade. Canaltech+3Expo Center Norte+3Esportelândia+3
- Cosplay: esperava‐se cerca de 2.500 cosplayers participando, com competições diárias. Canaltech+1
- Eventos de eSports, shows musicais relacionados a cultura gamer, meet & greets com influenciadores e celebridades. amelie-mag.com+2TechTudo+2
Ingressos, preços e acesso
- O valor do ingresso variava bastante conforme o dia e a categoria (dia comum, premium, etc.). Para os primeiros dias (10 e 11 de outubro), havia valores mais acessíveis; os dias finais tendiam a ser mais caros. TecMundo+1
- Meia‐entrada para estudantes, pessoas com deficiência, idosos; também era possível obter meia‐entrada doando 1 kg de alimento não‐perecível. Esportelândia+1
Pontos altos e desafios
Acertos
- A edição teve apelo nostálgico forte, com remasters e retrogames, além de proporcionar experiências que muitos aguardavam há tempo. Nintendo Blast+1
- O público, em geral, demonstrou energia, com bastante engajamento em atrações, cosplay, shows, etc. UOL
- A presença de marcas internacionais reafirma que o Brasil segue sendo um mercado relevante para os grandes nomes da indústria de games. GameBlast+1
Críticas / desafios
- Algumas críticas apontam que faltou variedade de jogos inéditos em comparação a edições antigas. Ou seja, o “fator surpresa” diminuiu um pouco. UOL
- Estandes mais modestos, em alguns casos áreas vazias, o que dá uma sensação de que nem tudo se expandiu com a mesma qualidade. UOL
- A ausência de gigantes como PlayStation e Xbox foi percebida por muitos como lacuna. UOL
Conclusione
A BGS 2024 foi uma edição importante — comemorativa dos 15 anos — e entregou muito ao público: diversão, nostalgia, interação com criadores e marcas, novidades de jogos e espaço para os indies. Embora tenha enfrentado críticas legítimas em relação à inovação, ao espaço e à participação de grandes nomes, ainda assim se firmou como um evento relevante no calendário nacional e latino‐americano de games.